sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

COMO TREINAR O SEU DRAGÃO





Nos últimos anos a qualidade dos filmes de animação vem aumentando progressivamente, e isso pode se verificar tanto nos enredos quanto nos efeitos especiais, sobretudo em suas versões 3D.

Tal evolução não passou incólume diante dos olhares dos críticos da Academia Cinematográfica de Hollywood, que no ano de 2010 indicaram a animação UP – ALTAS AVENTURAS à categoria principal de melhor filme, ao lado de Avatar, de James Cameron e Guerra ao Terror, sendo que este último acabou por levar a estatueta.

No entanto, ser indicado ao mesmo tempo para melhor longa de animação e melhor filme (caso de UP- ALTAS AVENTURAS em 2010 e TOY STORY 3 em 2011) é, enfim, reconhecer os méritos e a grandeza de quem faz este espetáculo para as crianças sem se esquecer dos adultos que as levam para o cinema.

Como treinar o seu dragão, que fez um relativo sucesso em nossas salas de exibição, também comparecerá à cerimônia do Oscar 2011 na categoria de melhor longa de animação, embora com mínimas chances de vencer, visto que o seu concorrente direto é Toy Story 3, indicado também a melhor filme... Não obstante, a animação O MÁGICO, do mesmo diretor de As bicicletas de Belleville pode surpreender e tirar a estatueta dos dois desenhos favoritos.

Como treinar o seu dragão narra uma história que se passa na pacata ilha de Berk onde seus habitantes vikings sofrem com a perturbação da paz quando são atacados por dragões, o que faz com que eles se tornem exímios matadores de dragões para garantir à sobrevivência.

Dentro desse contexto viking se destacará o garoto Soluço, com toda sua sensibilidade e fragilidade a contrastar com todos os outros habitantes da ilha, que se revela não ser um matador de dragão para decepção de seu pai, Stóico, chefe da população viking e homem mais forte da Ilha de Berk.

Como se não bastasse, num dos ataques de dragões à ilha, tentando mostrar o seu valor como viking, Soluço acerta um Fúria da Noite, dragão temido a tal ponto que sequer figura no catálogo de classificação de dragões. Ao ir ao encontro do dragão atingido, Soluço principia uma amizade sem precedentes na história entre homens e dragões e que acarretará no destino e mudança de toda uma cultura da civilização viking e sua convivência com os cuspidores de fogo.

É importante destacar que embora pareça um desenho feito para meninos, as meninas também poderão se identificar com a história, já que a personagem Astrid parece ter sido criada para que um romance em potencial se instale entre ela e o protagonista e para que no fim ambos superem as desavenças e fiquem juntos a viver seu amor juvenil em toda plenitude.

Por fim, Como treinar o seu dragão é um desenho que reflete perdas e ganhos, pois se Soluço consegue modificar o pensamento e a cultura do seu povo, por outro lado, tal sucesso resultou na mutilação de uma de suas pernas em batalha. Batalha esta que não apenas deve ter servido como ritual de uma mudança cultural para outra, mas também como rito de passagem do menino ao homem e seu amadurecimento.

JULIANO VIEIRA

Um comentário:

  1. Não podemos esquecer que o pai do Soluço enfatiza o fracasso do protagonista em matar dragões. O que de fato se percebe no desenrolar do filme. Soluço é um fracasso como viking, mas por outro lado um sucesso enaquanto pacificador, pois, com sensibilidade percebe que os dragões podem ser grandes amigos dos vikings.

    ResponderExcluir