sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Almas à venda



Confesso que nunca gostei do ator Paul Giamatti, desde que vi um de seus filmes A dama na água, de M. Night Shiamalan. Todavia, a interpretação que ele faz dele mesmo no filme Almas à venda merece reconsideração de minha parte sobre sua maneira de atuar.


Paul Giamatti é um ator sóbrio, sem excessos e talvez por isso desagrade a muitos, inclusive a mim, pois estamos acostumados a pensar que as boas atuações se fazem a partir de expressões faciais exageradas, como se os atores dissessem: - Olha como trabalho bem fazendo cara de coitado, olha como trabalho bem fazendo cara de tapado... etc...

Atuar é saber dosar as expressões de acordo com cada sentimento que a personagem vivencia.
Mas falemos do filme em que Paul Giamatti surpreende.

Almas à venda é um filme que tem um enredo para lá de absurdo, pois aborda o tráfico de almas. Isso mesmo... Vocês leram bem... Tráfico de almas.

Paul Giamatti está angustiado e completamente acabado, cansado de tudo e não consegue dar vida ao personagem Tio Vânia, da peça homônima de Anton Tchecov. Em virtude de tanta angústia, ele procura uma clínica cuja especialidade é fazer a extração de almas para que seus pacientes não sintam tanto o peso delas e possam levar uma vida feliz e sem culpa. No entanto, algo sai errado Paul estranha que a sua alma tenha o formato de um grão de bico.

Além disso, a extração da alma de Paul em nada aliviou os seus problemas pessoais e profissionais, pelo contrário, fez com que aumentassem.

Então, para melhor interpretar Tio Vânia, Paul retorna à clínica de extração de alma, que também oferece um serviço de aluguel de almas e aluga a alma de um poeta russo. Cansado também da alma do poeta russo, Paul quer recuperar sua alma e descobre que a alma foi levada embora para Rússia por uma mulher chamada Nina, que trabalha para uma organização criminosa daquele país traficando almas de todos os tipos de pessoas. A mulher do patrão de Nina, uma linda mulher aspirante a atriz e sem nenhum talento para interpretação é quem pede a alma de um ator americano para que possa ter uma presença mais marcante em suas atuações para novelas locais. Paul se alia então à Nina para que possa retomar sua alma, já que não se conforma que ela foi tomada “emprestada” para que vá viver no corpo de uma atriz que se dedica à novelas.

O filme não é de difícil de digestão, mas uma mínima desviada de atenção pode fazer com que se perca o fio do entendimento, até mesmo porque há momentos em que não sabemos se Paul está enredado num mundo de sonhos em busca de sua alma ou se ele está vivenciando todos os eventos de forma bem real.

Um filme de fato diferente, inteligente e com boa condução de Sophie Barthes e Andrij Parekh. Além de Paul Giamatti, o elenco conta com a participação de David Strathairn, Dina Korzun e Emily Watson.


Juliano Vieira

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