No dia 28 de dezembro de 2010 vi três filmes na Retrospectiva do Cinema Nacional... Segurança Nacional, de Roberto Carminati; Pachamama, de Eryk Rocha e Ouro Negro, de Isa Albuquerque.
Pretendo escrever sobre os dois filmes ficcionais, o de Carminati, que aborda a criaçao do Sivam para defesa do espaço brasileiro, e o de Isa Albuquerque, embora o filme desta diretora seja baseado em fatos reais ocorridos nos anos 30 sobre o monopólio petrolífero.
Pachamama passarei ao largo porque é um documentário que serve para colocar o sono atrasado em dia. Não é tão monótono quanto o filme Intervalo Clandestino, do mesmo diretor, mas mesmo assim prima em demasia em aspectos enfadonhos ao entrevistar bolivianos e peruanos com ascendência aymara na triplíce fronteira Brasil, Peru e Bolívia. Bem... Deixei aí postado a capa do minicatálogo da mostra. A capa original é amarela, mas fiz um efeito de scanner e a deixei preto e branco, só para diversificar.
bem... Como está tarde... escreverei as resenhas com as quais me comprometi outro dia... mas espero não demorar muito, senão o frescor dos filmes sairá de minha memória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário